Artrose do quadril

É o processo de desgaste da cartilagem do quadril gerando dor, redução da mobilidade e claudicação. Acomete 5-10% da população principalmente em maiores de 55 anos.

O paciente geralmente se queixa de dor na virilha podendo irradiar para a região anterior da coxa até o joelho. Com a evolução da doença aparece a limitação dos movimentos levando a dificuldade em colocar os sapatos, cruzar as pernas, agachar, etc.
artrose quadril

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através de radiografias, exame físico e clínico. Tomografia e ressonância são exames de exceção, realizados no caso de radiografia normal.
chapa artrose quadril

Tratamento

O tratamento conservador é realizado através de fisioterapia, perda de peso, alongamento e fortalecimento da musculatura do quadril. O uso de condroprotetores (glicosamina, condroitina, colágeno,etc.) e viscossuplementação não apresenta evidência científica em trabalhos de meta análise.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico está indicado nos pacientes com dor e limitação das atividades diárias apesar do tratamento conservador.
artrose quadril - antes e depois

Com o sucesso e a evolução dos implantes a artroplastia de quadril é o tratamento de eleição na grande maioria dos casos.

Voltar ao topo