O que é a Artrose?

Artrose do joelho corresponde ao desgaste da cartilagem que recobre os ossos, causando dor, crepitação, inchaço, deformidade, rigidez e incapacidade funcional causando prejuízos na qualidade de vida.
artrose

O que causa a Artrose?

Hereditariedade: Herança genética é um importante fator para o desenvolvimento da artrose principalmente nas suas formas mais graves.

Obesidade: O excesso de peso sobrecarrega as articulações dos membros inferiores acelerando o desgaste e piorando a dor.

Traumatismo: Traumas de forte intensidade causando lesões meniscais, ligamentares, cartilaginosas ou fraturas podem mudar a biomecânica do joelho, desenvolvendo de forma precoce a artrose.

Doenças da infância: Deformidades adquiridas ou congênitas gerando mudanças na biomecânica do joelho podem causar sobrecarga e erosão acelerada do joelho

Artropatias: Artrite reumatoide, por ácido úrico elevado,…. através do processo inflamatório crônico causam artrose.

Como tratar?

É importante que o paciente tenha consciência que ele é o principal responsável pelo seu tratamento através da adoção de um estilo de vida mais saudável, já que não existem medicamentos milagrosos que acabem com a doença apesar do avanço da medicina.

As principais medidas seriam a redução do sobrepeso, fisioterapia e exercícios de baixo impacto, que fortaleçam a musculatura e estimulem a lubrificação articular. Sendo recomendado: hidroginástica, ciclismo, musculação, pilates e natação.

hidroginastica

Tratamento cirúrgico:

Nos pacientes com artrose leve unicompartimental e secundária a deformidade pode ser realizado osteotomia para aliviar os sintomas e devolver a mobilidade da articulação.
raio-x tratamento cirurgico artrose

Nos pacientes com artrose generalizada e/ou grave após a falha do tratamento conservador, em que a limitação funcional ou dor causem redução na qualidade de vida do paciente está indicada a   artroplastia total de joelho.
artroplastia total de joelho